terça-feira, 28 de maio de 2013

O PROBLEMA ANA MARIA BRAGA
Aparentemente Ana Maria Braga não é um problema, é solução. Mulher bonita de voz agradável, um carinho mesmo para os ouvidos da gente. E apresenta um programa que informa e diverte. Um que achei interessante, mas perdi foi quando ela abriu uma refeição usada pelos militares no Morro do Alemão.
Mas o programa dela passa a ser um problema de saúde pública na medida em que é um divulgador de guloseimas açucaradas, Exerce uma ação pedagógica negativa ao induzir a população a se alimentar mal.
A divulgação pela televisão de receitas de alimentos é uma faca de dois gumes. Certa vez o Jornal Hoje divulgou uma receita de uma torta de bananas. Tal divulgação gerou uma demanda de 120 mil pedidos da receita. Ana Maria Braga se interessou e chamou a atenção para a tal torta no programa dela. Tratava-se da velha torta de bananas da avó da gente com uma "inovação" introduzida por uma empresária cearense: era encharcada de leite condensado
É bem verdade que o "Mais Você" já divulgou programas chamando a atenção para os malefícios do açúcar. Minto, os malefícios não, chamava a atenção para a "quantidade" de açúcar que todos estamos ingerindo. Infelizmente o povo não se aflige quando descobre que está ingerindo muito açúcar. Talvez o "marketing" antiaçúcar tenha que chamar a atenção para os "mecanismos" pelos quais o açúcar faz mal: cria uma placa bacteriana cariogênica na boca; placa esta que abriga bactérias como a helicobacter pylori e a bactéria causadora da gastrite crônica; por seu efeito osmolar provoca diarréia em bebês e aborto em grávidas, etc., etc., etc.
Voltando aos doces. Certa vez a gororoba do dia tinha como ingredientes: Biscoito recheado, Nescáu e Leite Moça. O sabor quem dava era o biscoito recheado que poderia ser de baunilha, chocolate ou morango... Menos saudável, impossível.
O trabalho desenvolvido por Ana Maria Braga a favor do açucaramento da dieta humana é tal que dava para escrever um livro. Ela divulga avanços da ditadura do açúcar como o cachorro quente com açúcar mascavo, geléia de azeitona, empadas e pizzas doces.
O Louro José se limita a apoiar esse festival de açúcar que assola o país: "É a dieta da lua", diz ele. (explicando a piada: trata-se de comer até ficar com a forma de uma lua cheia).
Agora, o pior é ter que ouvir o doutor Alfred Halpern, no programa que vem na sequência, o "Bem Estar": "Você pode comer açúcar!" Com dedo em riste e tudo! Tem certeza, doutor?


UNITERMOS: obesidade, dietas, saúde, açúcar, sacarose, frutose, diabetes, cárie dental, caries, nutrição, alimentação, doces, gastrite, diarréia, aborto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário