quinta-feira, 2 de maio de 2013

CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS

          Muita gente ainda faz confusão com esses conceitos. Já vi num vídeo o professor Lair Ribeiro referir-se à sacarose (açúcar de cana) como a um "açúcar simples". Ainda hoje muitos autores referem-se ao açúcar do açucareiro como sendo um “açúcar simples”. Estão enganados. Açúcar simples é um conceito científico. Simples são os açúcares que não são hidrolisáveis a unidades menores, espécies de "átomos" de açúcar que não podem mais ser divididos (se uma molécula de açúcar simples for dividida obteremos carbono, hidrogênio e oxigênio, o famoso CHO), não é o caso da sacarose que pode ser hidrolisada e dividida em duas outras moléculas uma de glicose e outra de frutose. As frutas e o mel são fontes naturais e saudáveis de açúcares simples. O açúcar refinado de cana é uma substância química pura que é nociva à saúde humana. E a sacarose encontrada naturalmente nas frutas é geralmente residual posto que sua finalidade na planta é se transformar em glicose e frutose.
          Chamam-se também os açúcares simples de monossacarídeos por constituírem uma unidade. Exemplos desses açúcares são glicose, frutose, manose e galactose. Se você ligar dois monossacarídeos por meio de uma ligação glicosídica terá um dissacarídeo, exemplos: sacarose, maltose e lactose; se ligar três terá um trissacarídeo, e assim por diante. Todos eles são chamados também de “açúcares”. A confusão existe por conta de uma tentativa da ciência da nutrição de criar o conceito de oligossacarídeo. Para se determinar o que seria um oligossacarídeo teve que se apelar para o arbítrio e se escolher um número de monômeros que designasse um oligossacarídeo. Segundo alguns autores os açúcares constituídos de dois até seis monossacarídeos são chamados de oligossacarídeos (Já o clássico Krauze em "Alimentos, nutrição e dietoterapia" fala em até 20 monossacarídeos). De seis (ou 20) para cima são os polissacarídeos: por exemplo, amido e celulose no reino vegetal e glicogênio no animal. 
        Essa confusão interessa à ditadura do açúcar que procura vender a sacarose, um produto químico puro e nocivo que é adicionado aos alimentos, como um açúcar natural entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário