sexta-feira, 3 de maio de 2013

AÇÚCAR É UM VENENO William Coda Martin é o nome do médico que definiu o açúcar como veneno


     Em 1957, o Dr William Coda Martin escreveu o artigo: "When a Food is a Food- and When is a Poison",  publicado na Michigan Organic News, órgão da Michigan State University. Nesse trabalho ele tentou responder à pergunta: Quando é que comida é alimento e quando é veneno? O doutor William Martin partiu da seguinte definição de veneno:
    "Medicamente falando: veneno é qualquer substância aplicada ao 
corpo, ingerida ou desenvolvida no corpo, que cause ou possa causar doença. 
Fisicamente: Qualquer substância que iniba a atividade de um catalisador,substância química ou enzima, que desencadeie uma reação."


     O Dr Martin classificou o açúcar refinado como um veneno porque este foi esvaziado de suas forças vitais, vitaminas e minerais. "O que sobra consiste de carboidrato 
refinado puro. O corpo não pode utilizar esse carboidrato a não ser que proteínas, vitaminas e minerais estejam presentes" diz ele. 

    Quando consumimos alimentos naturais esses nutrientes estão presentes em cada alimento em quantidades suficientes para o uso pelo organismo ao metabolizá-lo. Não há excesso que possam ser usados pelo organismo para processar carboidratos esvaziados (naked) de nutrientes como o açúcar, o organismo é obrigado a se virar nesses nutrientes.
     Segundo o doutor William Coda Martin: 

    "O metabolismo de carboidratos incompletos resulta na formação de 'metabólitos tóxicos' tais como o ácido pirúvico e açúcares anormais contendo 5 átomos de carbono. O ácido pirúvico se acumula no cérebro e sistema nervoso e os açúcares anormais nas células vermelhas do sangue. Esses metabólitos tóxicos interferem com a respiração das células. Elas não conseguem oxigênio suficiente para sobreviver e funcionar normalmente. Com o tempo, algumas células morrem. Isto interfere coma função de uma parte do corpo e é o começo da doença degenerativa."


    O doutor William Martin nasceu em 1905, não consegui mais dados sobre ele que encontram-se no portal Ancestry. Publicou vários livros entre eles: The technological changes in today's nutrition e The Health of the Nation.  Em 1955 ele prefaciou um importante livro: Our daily poison: The Effects of DDT, Fluorides, Hormones and Others Chemicals on Modern Man de Leonard Wickenden.






  Um médico dessa importância merecia uma estátua de bronze e dar nome a universidades e centros de pesquisa. Mas ele foi condenado ao esquecimento. A Wikipedia o ignora.
 Vejam a importância dele:
a) Definiu o açúcar como sendo um veneno. A medicina à serviço dos traficantes de açúcar acha que é apenas um carboidrato;
b) Tocou no tema da glicação não-enzimática de proteínas (reação de Maillard) explicando o mecanismo de ação e nenhum pesquisador deu continuidade às pesquisas. Os antolhos colocados pelos traficantes de açúcar funcionam pra valer;
c) Sua definição de veneno atirando no que viu acertou até no que não viu. Por essa definição os "medicamentos" da indústria farmacêutica, herdeira do IG Farben, podem ser considerados venenos. O modus operandi desses medicamentos sintéticos é exatamente agir nas enzimas com o objetivo de "bloquear", "inibir", etc. uma reação que iniba uma dor ou quejando, mas que não cure o doente.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário