sexta-feira, 28 de março de 2014

"BEM ESTAR" ou MAL ESTAR ?

  • BEM ESTAR OU MAL ESTAR ?
  • Há poucos dias o programa "Bem Estar" (na sequência do "Mais Você" de Ana Maria Braga) foi dedicado ao tema "Diabetes". O programa girou em torno da mitologia médica em torno do diabetes. Bobagem número um: "Obesidade é fator de diabete". Depende do obeso. Se o cidadão se alimenta da RAÇÃO AÇUCARADA que alimenta a humanidade moderna ele é forte candidato à obesidade, hipertensão, diabete, cárie, etc. Se o sujeito se alimenta de comida normal ele será um gordo saudável. Alguém já ouviu dizer que o índice de diabetes entre lutadores de sumô é alto? Bobagem número dois: "Calorias engordam". Se isso fosse verdade a dieta Atkins não funcionaria. Coma carne (carne implica gordura) e verduras à vontade, ingira 3 mil calorias por mês que mesmo assim você vai emagrecer. Proteínas e gorduras não engordam. O que engorda são os carboidratos (os simples: o açúcar das frutas; e os complexos: a glicose resultante da decomposição do amido - presente em cereais, batatas, leguminosas, farináceos, massas, etc). Bobagem número três: "Pode comer açúcar e doces que você não contrai diabetes". Em ciência quando se toma um exemplo de um caso individual como prova de alguma hipótese, chama-se a isso exemplo ANEDÓTICO. O médico Alfred Halpern que frequenta o programa "Bem Estar" é um cientista que se baseia em anedotas para dizer que doce não causa diabete e que as pessoas "Podem comer açúcar". Se partirmos de um ponto de vista EPIDEMIOLÓGICO. Veremos duas coisas acontecendo, um aumento do consumo de açúcar e um aumento paralelo da incidência de cárie, obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, síndrome de intestino irritável, enxaqueca, etc.
  • O programa no geral é deseducativo. Quem salvou o programa foi a Sandrinha Anemberg. Perguntada se aceitava um "brigadeirinho", ela respondeu com um gracioso: NANA, NINA, NÃO.

Um comentário:

  1. Essa sacarose é tão desgraçada que não só atua negativamente nas células do corpo, mas em nossos neurônios de uma maneira tão deletéria que ficamos com a mente embotada e não vemos o prejuízo que isso nos causa!

    ResponderExcluir