QUAL O PIOR ARROZ BRANCO OU AÇÚCAR?
Conheço gente bem informada quanto aos alimentos que diz com naturalidade que arroz branco é tão ruim quanto açúcar. Essa comparação coloca o açúcar em pé de igualdade com o arroz refinado. Isso vai ao encontro dos interesses dos traficantes de açúcar que costumam comparar açúcar (um veneno) com alimentos com o objetivo de criar confusão. Uma experiência famosa, salvo engano relatada no Livro dos Fatos de Isaac Asimov, diz que galinhas que foram submetidas a uma mono-dieta de arroz branco e água, ao cabo de uma semana contraíram a doença beribéri. A continuação da pesquisa mandava que o arroz branco fosse retirado e no lugar fosse colocado arroz integral. Resultado as galinhas recuperavam a saúde rapidamente. O beribéri a rigor nem doença é, e sim uma espécie de subnutrição grave.
Levando em consideração esse fato dá para se concluir que o arroz branco presente na dieta humana não constitui problema de saúde pública, posto que ninguém come arroz branco puro, consome-o combinado com outros alimentos. Claro que quem opta pelo arroz branco perde as fibras, vitaminas e minerais que fazem parte do arroz integral. O arroz branco, portanto, é apenas um alimento pobre constituído basicamente de amido. Não dá para comparar com o açúcar que é um veneno segundo o doutor William Coda Martin. Veneno que confere caráter patogênico à dieta do homem civilizado, digo eu.
Creio que nem um cientista louco deixaria galinhas comendo exclusivamente açúcar e água para ver o que acontece porque o resultado é previsível. E, como disse certa vez Calvin ao seu tigre Haroldo: "Não se faz uma pergunta quando a gente já sabe qual é a resposta".
O açúcar é o produto químico adicionado aos alimentos que deu origem à era das doenças degenerativas. Este blog pretende ser uma enciclopédia sobre a sacarose refinada (ou bruta). O ideal seria que fosse proibida a adição de açúcar aos alimentos, mas enquanto isso não acontece convidamos as pessoas a, individualmente, DAR AS COSTAS AO AÇÚCAR e verificar o que acontece à sua saúde.
sábado, 8 de novembro de 2014
sábado, 10 de maio de 2014
VIVA OS MÉDICOS CUBANOS
VIVA OS MÉDICOS CUBANOS !
Pensei que a vinda dos médicos cubanos fizesse vir à tona a questão dos medicamentos essenciais. A medicina cubana trabalha com uma relação de uns 600 fármacos essenciais. Com esse leque de remédios cuida de todas as doenças. Para a medicina capitalista brasileira medicamento é mercadoria, e mercadoria tem por objetivo o lucro e não a cura de doenças. Um laboratório que tiver que optar entre uma droga que cure uma doença e outra que administre-a para o resto da vida, comercializará esta última e o pesquisador que descobriu a primeira aparecerá morto.
Convocar os médicos cubanos foi uma decisão muito inteligente mas chego a duvidar que nosso governo tenha levado esse problema em consideração. Talvez tenha havido alguma blindagem em torno dos cubanos para que eles não entrassem em contato com nossa medicina e fizessem a denúncia.
O modelo de medicina brasileira não pode ser interiorizado. Um médico brasileiro depende da tal "medicina diagnóstica". Teriam que levar para os grotões, médicos e laboratórios computadorizados. O médico cubano deve diagnosticar olhando a língua do paciente, apalpando-lhe o ventre e pedindo para ele dizer 33 enquanto ausculta-lhe os pulmões. E prescreve um dos 600 remédios com os quais o SUS trabalha.
É uma pena que esse problema não tenha entrado em cena. Ajudaria a sociedade a meditar sobre o modelo de medicina que temos que reduziu a assistência médica à dispensação de drogas comercializadas aos milhares, tanto que uma farmácia até parece uma boutique self service com prateleiras repletas de drogas dotadas de efeitos adversos que os clientes pegam com suas próprias mãos num criminoso consumismo de medicamentos diante do qual a Anvisa é completamente omissa. A Anvisa está mais preocupada em sufocar a homeopatia e medicinas alternativas que não fazem mal a ninguém, ao contrário curam sem contrapartidas adversas.
Pensei que a vinda dos médicos cubanos fizesse vir à tona a questão dos medicamentos essenciais. A medicina cubana trabalha com uma relação de uns 600 fármacos essenciais. Com esse leque de remédios cuida de todas as doenças. Para a medicina capitalista brasileira medicamento é mercadoria, e mercadoria tem por objetivo o lucro e não a cura de doenças. Um laboratório que tiver que optar entre uma droga que cure uma doença e outra que administre-a para o resto da vida, comercializará esta última e o pesquisador que descobriu a primeira aparecerá morto.
Convocar os médicos cubanos foi uma decisão muito inteligente mas chego a duvidar que nosso governo tenha levado esse problema em consideração. Talvez tenha havido alguma blindagem em torno dos cubanos para que eles não entrassem em contato com nossa medicina e fizessem a denúncia.
O modelo de medicina brasileira não pode ser interiorizado. Um médico brasileiro depende da tal "medicina diagnóstica". Teriam que levar para os grotões, médicos e laboratórios computadorizados. O médico cubano deve diagnosticar olhando a língua do paciente, apalpando-lhe o ventre e pedindo para ele dizer 33 enquanto ausculta-lhe os pulmões. E prescreve um dos 600 remédios com os quais o SUS trabalha.
É uma pena que esse problema não tenha entrado em cena. Ajudaria a sociedade a meditar sobre o modelo de medicina que temos que reduziu a assistência médica à dispensação de drogas comercializadas aos milhares, tanto que uma farmácia até parece uma boutique self service com prateleiras repletas de drogas dotadas de efeitos adversos que os clientes pegam com suas próprias mãos num criminoso consumismo de medicamentos diante do qual a Anvisa é completamente omissa. A Anvisa está mais preocupada em sufocar a homeopatia e medicinas alternativas que não fazem mal a ninguém, ao contrário curam sem contrapartidas adversas.
sexta-feira, 28 de março de 2014
"BEM ESTAR" ou MAL ESTAR ?
- BEM ESTAR OU MAL ESTAR ?
- Há poucos dias o programa "Bem Estar" (na sequência do "Mais Você" de Ana Maria Braga) foi dedicado ao tema "Diabetes". O programa girou em torno da mitologia médica em torno do diabetes. Bobagem número um: "Obesidade é fator de diabete". Depende do obeso. Se o cidadão se alimenta da RAÇÃO AÇUCARADA que alimenta a humanidade moderna ele é forte candidato à obesidade, hipertensão, diabete, cárie, etc. Se o sujeito se alimenta de comida normal ele será um gordo saudável. Alguém já ouviu dizer que o índice de diabetes entre lutadores de sumô é alto? Bobagem número dois: "Calorias engordam". Se isso fosse verdade a dieta Atkins não funcionaria. Coma carne (carne implica gordura) e verduras à vontade, ingira 3 mil calorias por mês que mesmo assim você vai emagrecer. Proteínas e gorduras não engordam. O que engorda são os carboidratos (os simples: o açúcar das frutas; e os complexos: a glicose resultante da decomposição do amido - presente em cereais, batatas, leguminosas, farináceos, massas, etc). Bobagem número três: "Pode comer açúcar e doces que você não contrai diabetes". Em ciência quando se toma um exemplo de um caso individual como prova de alguma hipótese, chama-se a isso exemplo ANEDÓTICO. O médico Alfred Halpern que frequenta o programa "Bem Estar" é um cientista que se baseia em anedotas para dizer que doce não causa diabete e que as pessoas "Podem comer açúcar". Se partirmos de um ponto de vista EPIDEMIOLÓGICO. Veremos duas coisas acontecendo, um aumento do consumo de açúcar e um aumento paralelo da incidência de cárie, obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, síndrome de intestino irritável, enxaqueca, etc.
- O programa no geral é deseducativo. Quem salvou o programa foi a Sandrinha Anemberg. Perguntada se aceitava um "brigadeirinho", ela respondeu com um gracioso: NANA, NINA, NÃO.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
AÇÚCAR E ZUMMMMMMMMMBIDO NO OUVIDO
Estou assistindo neste momento o programa "Bem Estar" programa que vem em seguida ao de Ana Maria Braga. E um dos temas abordados é o zumbido no ouvido. Diz que atinge 28 milhões de brasileiros. A médica convidada especializada em otorrinolaringologia falando sobre o problema apontou como uma causa comum de zumbido no ouvido a "ingesta de doces". E uma moça ouvida pelo programa sofria de um tipo de zumbido que lhe lembrava o barulho de turbina de avião. E a médica que tratou dela pediu para que ela diminuísse o consumo de açúcar e de café. Não gosto dessa maneira complacente dos profissionais de saúde lidar com o açúcar. Falar em "ingesta de doces" fica parecendo que o problema se resume aos doces. Diminuir o consumo de açúcar é um conselho que dá margem à gente perguntar: por que apenas diminuir o consumo de um troço que está fazendo mal? Por que não zerar o consumo, detonar o açúcar da dieta, varrer o açúcar da mesa. Zumbido no ouvido é apenas um pequeno mal da folha corrida do açúcar. A PANDEMIA de cárie não existiria se não houvesse açúcar na comida. Cada brasileiro consome mais de 60 quilos de açúcar em média ao ano. Esse consumo absurdo de açúcar é que responde pela epidemia de obesidade que já é um problema de saúde pública. Voltando ao zumbido, o açúcar consumido provoca um aumento na produção de insulina jogada na corrente sanguínea pelo pâncreas. A insulina provoca um desequilíbrio bioquímico nas estruturas internas do ouvido levando ao zumbido. No meu livro Açúcar o perigo doce, menciono as conclusões do dr Yotaka Fukuda que aponta para o consumo de açúcar como causador de labirintite, hipertensão arterial, etc. Segundo o médico os sintomas são: vertigem, tontura, náusea, vômito, taquicardia, suor frio, palidez. Junto com a vertigem surge o zumbido, a irritabilidade a ruídos, etc.
O doutor Fukuda e seu orientador de tese dr. Luiz Mangabeira Albernaz criaram um modelo bioquímico que explica como o açúcar agride ao mesmo tempo os sistemas digestivo, nervoso e glandular. No seu livro o doutor Fukuda fala da agressão do açúcar nos bebês. O corpitcho deles não possui enzimas suficientes para quebrar as moléculas de açúcar de cana colocado na mamadeira. Algumas moléculas de sacarose são absorvidas e incorporadas pelo mecanismo chamado de pinocitose (envolvimento das moléculas de sacarose pelas células intestinais). O sistema imunológico reage produzindo substâncias vasoativas (serotonina e histamina) em grande quantidade que provocam reações alérgicas tipo: coceira, transpiração, furúnculo, vermelhidão, cera no ouvido, espirro, nariz entupido, edema, palpitações no coração zinho do bebê, herpes, gengivite, afta, pigarro, tosse, rouquidão, respiração ruidosa, azia, má digestão, arroto, flatulência e fraqueza.
Esse programa Bem Estar devia todo dia levar um médico diferente para falar dos males do açúcar. Neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia todas as especialidades médicas têm o que dizer dos males do açúcar. E falta um trabalho que unifique esses conhecimentos fragmentados. Foi o que procurei fazer no meu livro.
Seria uma maneira do programa Bem Estar neutralizar o trabalho deletério da doceira Ana Maria Braga que todo dia divulga porcarias açucaradas para, infelizmente, dezenas de milhões de pessoas.
O doutor Fukuda e seu orientador de tese dr. Luiz Mangabeira Albernaz criaram um modelo bioquímico que explica como o açúcar agride ao mesmo tempo os sistemas digestivo, nervoso e glandular. No seu livro o doutor Fukuda fala da agressão do açúcar nos bebês. O corpitcho deles não possui enzimas suficientes para quebrar as moléculas de açúcar de cana colocado na mamadeira. Algumas moléculas de sacarose são absorvidas e incorporadas pelo mecanismo chamado de pinocitose (envolvimento das moléculas de sacarose pelas células intestinais). O sistema imunológico reage produzindo substâncias vasoativas (serotonina e histamina) em grande quantidade que provocam reações alérgicas tipo: coceira, transpiração, furúnculo, vermelhidão, cera no ouvido, espirro, nariz entupido, edema, palpitações no coração zinho do bebê, herpes, gengivite, afta, pigarro, tosse, rouquidão, respiração ruidosa, azia, má digestão, arroto, flatulência e fraqueza.
Esse programa Bem Estar devia todo dia levar um médico diferente para falar dos males do açúcar. Neurologia, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia todas as especialidades médicas têm o que dizer dos males do açúcar. E falta um trabalho que unifique esses conhecimentos fragmentados. Foi o que procurei fazer no meu livro.
Seria uma maneira do programa Bem Estar neutralizar o trabalho deletério da doceira Ana Maria Braga que todo dia divulga porcarias açucaradas para, infelizmente, dezenas de milhões de pessoas.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
MALES E "BENEFÍCIOS" DO AÇÚCAR
O doutor Dráuzio Varella não consome açúcar há décadas. Provavelmente ele leu Sugar Blues de William Dufty. Eu sempre dei pela falta de um texto dele sobre açúcar em seu blog. Agora descobri que no site dele (drauziovarella.com.br) tem um artigo sobre açúcar que reproduzo aqui e comento:
A autora do artigo é TAINAH MEDEIROS.
"Evitar doces é uma tarefa quase impossível para muitos. Além do sabor agradável, a guloseima serve muitas vezes como um calmante emocional, principalmente para mulheres em época de TPM (Tensão Pré-Menstrual). Ricos em açúcar e com alto valor glicêmico (energético), os quitutes ajudam na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor, mas o excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina.
A nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da ABESO (Associação Brasileira de Estudos Sobre a Obesidade), explica que antes de o açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas, glândula que secreta insulina para quebrar a glicose e controlar a quantidade que irá chegar à corrente sanguínea. ”Quando o alimento contém muito açúcar, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho e acaba deixando grande quantidade de glicose ir para o sangue”, explica Psiciolaro.
A endocrinologista Lívia Lugarinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, explica que quando se consome muito açúcar, o corpo reage negativamente. “No começo, o pâncreas tende a produzir mais insulina para normalizar as taxas, mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda. A produção do hormônio da insulina começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio, ou total, quando deixa de ser produzido. Se ela não funciona, a glicose vai em excesso para corrente sanguínea, o que resulta em diabetes” explica Lugarinho. As consequências da diabetes são muitas, entre elas problemas neurológicos, cardiovasculares, nos olhos e nos rins.
Há ainda o risco de obesidade. Os doces são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura, que têm como função dar disposição e energia. Quando a quantidade ingerida passa da conta e as atividades da pessoa não são suficientes para usar todas essas calorias, porém, o excesso é revertido em tecido adiposo para ser armazenado. Além de uma possível insatisfação com a aparência, o acúmulo de gordura corporal pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias.
O lado bom do açúcar
“O açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo”, diz Pisciolaro. Esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. “Quando ficamos com deficiência de glicose (condição conhecida como hipoglicemia), sentimos dor de cabeça e os olhos começam ficar vertiginosos”, explica Lugarinho.
A glicose ainda auxilia na proliferação das Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp. Essas bactérias compõem a flora intestinal e contribuem para a eliminação de bactérias nocivas como a Escherichia coli e o Clostridium. Sem contar que o açúcar é uma importante fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e de vitaminas do complexo B.
Mas isso não significa que doces precisam fazer parte do cardápio diário. O açúcar é encontrado também em frutas e em fontes salgadas, como massas, pães e bolachas. “O ideal é que a pessoa não consuma doces e faça uso do açúcar dos outros alimentos”, reforça Lugarinho.
Pisciolaro discorda. “Por questões sociais, é quase impossível cortar os doces da dieta. Temos que pensar nas situações do cotidiano. Você vai a uma festa, ver um monte de guloseima, como não ficar com vontade? A pessoa pode se dar o prazer de consumi-lo, não é errado, só tem que maneirar”.
Não existe uma quantidade ideal de açúcar para ser consumida diariamente, mas a nutricionista dá uma ideia dos limites. “Você pode comer até duas colheres de doce de leite por dia, dois brigadeiros, uma latinha de refrigerante ou uma fatia pequena de pudim, por exemplo. Sem extrapolar”.
MEU COMENTÁRIO: A nutricionista Fernanda Pisciolaro, da ABESO, diz que o açúcar "passa pelo pâncreas" que secreta insulina "para quebrar a glicose". Isso está me cheirando a samba do crioulo doido. O açúcar (sacarose refinada) não passa pelo pâncreas e quem "quebra" a sacarose são as sacaridades (enzimas pancreáticas) e não a insulina (hormônio endócrino), cujo papel é "empurrar" a glicose para dentro dos músculos. Ainda segundo essa nutricionista aloprada o açúcar (sacarose refinada) "É a forma mais rápida de fornecer glicose". Não pode ser porque o "açúcar" fornecido pelas frutas (glicose e frutose) são absorvidos DIRETAMENTE pelo organismo (a glicose, a frutose tem um mecanismo de absorção diferente, mais lento) enquanto que o maldito do açucareiro ainda terá que ser "quebrado" pelas enzimas pancreáticas (em glicose e frutose).
A nutricionista Lívia Lugarinho tem a cabeça no lugar e recomenda que "O ideal é que a pessoa não consuma doces". E complementa: "E faça uso do açúcar de outros alimentos". Querendo dizer com isso que o "açúcar" que interessa ao corpo não é o do açucareiro e sim os fornecidos pelos cereais (o amido) e pelas frutas (glicose e frutose). O açúcar do açucareiro que faz parte dos doces, sorvetes, iogurtes e bolos é uma porcaria causadora de cárie, diabetes e obesidade.
domingo, 3 de novembro de 2013
CLUBE DES SOMMELIERS DE MEIA TIGELA
O Clube des Sommeliers é uma invenção dos Supermercados Pão de Açúcar. Desse Clube só conheço o nome. Não sei quantos sommeliers dele fazem parte ou quem são. Só vejo a marca em garrafas de vinho. Se um vinho é recomendado por um coletivo de sommeliers, isso é indicativo de que aquele vinho é bom. E que a gente pode comprar esse vinho sem medo.
Mas isso não é verdade. A marca do Clube des Sommeliers é encontrável em vinhos suave. "Suave" neste caso é um termo enganador. Suave é vinho com açúcar. E vinho desde os tempos bíblicos é uma bebida obtida da fermentação de uvas. Apenas isso. Usar AÇÚCAR DE CANA como ingrediente de vinho é uma forma de adulteração do vinho. Dânio Braga disse no livro que escreveu juntamente com Célio Alzer: "Adicionar açúcar ao vinho é fraude". Dânio Braga é o fundador da ABS -Associação Brasileira de Sommeliers. Meu amigo o enólogo Miguel Ângelo Vicente de Almeida retrucou que "fraude" era quando a lei é desrespeitada. Mas no caso da frase de Dânio e Célio não se trata do aspecto jurídico da coisa, e sim de CORRUPÇÃO DO VINHO COM ELEMENTOS ESTRANHOS.
No que depender da lei os brasileiros estão fritos. Porque a lei que regulamenta a produção de vinhos no país é um monstrengo jurídico, desses que resultam de leis escritas por raposas para serem aplicadas ao galinheiro. Imagine que pela lei brasileira, um vinho espumante tipo BRUT contém açúcar. Para se livrar do açúcar de cana você terá que optar pelo EXTRA BRUT. No caso do vinho "licoroso" (argh, uma bosta dessa é vinho?) a lei não impõe um limite, um TETO para a adição de açúcar, mas (pasmem), um PISO. Se o produtor quiser usar 99% de açúcar ele usa. Kkkkkkkkkkkkk
Mas isso não é verdade. A marca do Clube des Sommeliers é encontrável em vinhos suave. "Suave" neste caso é um termo enganador. Suave é vinho com açúcar. E vinho desde os tempos bíblicos é uma bebida obtida da fermentação de uvas. Apenas isso. Usar AÇÚCAR DE CANA como ingrediente de vinho é uma forma de adulteração do vinho. Dânio Braga disse no livro que escreveu juntamente com Célio Alzer: "Adicionar açúcar ao vinho é fraude". Dânio Braga é o fundador da ABS -Associação Brasileira de Sommeliers. Meu amigo o enólogo Miguel Ângelo Vicente de Almeida retrucou que "fraude" era quando a lei é desrespeitada. Mas no caso da frase de Dânio e Célio não se trata do aspecto jurídico da coisa, e sim de CORRUPÇÃO DO VINHO COM ELEMENTOS ESTRANHOS.
No que depender da lei os brasileiros estão fritos. Porque a lei que regulamenta a produção de vinhos no país é um monstrengo jurídico, desses que resultam de leis escritas por raposas para serem aplicadas ao galinheiro. Imagine que pela lei brasileira, um vinho espumante tipo BRUT contém açúcar. Para se livrar do açúcar de cana você terá que optar pelo EXTRA BRUT. No caso do vinho "licoroso" (argh, uma bosta dessa é vinho?) a lei não impõe um limite, um TETO para a adição de açúcar, mas (pasmem), um PISO. Se o produtor quiser usar 99% de açúcar ele usa. Kkkkkkkkkkkkk
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
AÇÚCAR É TÓXICO POR DR ROBERT LUSTIG
https://www.youtube.com/watch?v=7Ud_A6tQFwo
ATENÇÃO! VÍDEO DO DR ROBERT LUSTIG SOBRE O AÇÚCAR.
QUANDO ESTE VÍDEO DESPONTOU NA INTERNET MEU LIVRO
JÁ ESTAVA PUBLICADO "O LIVRO NEGRO DO AÇÚCAR" NA INTERNET
E "AÇÚCAR O PERIGO DOCE" NAS LIVRARIAS. MAS NA PRÓXIMA EDIÇÃO
REVISTA DE MEU TRABALHO ELE SERÁ CONTEMPLADO. E MEU LIVRO
FICARÁ MELHORADO. PRESTEM ATENÇÃO EM SUAS PALAVRAS, TRATA-SE
DE UMA AUTORIDADE INTERNAIONAL.
ATENÇÃO! VÍDEO DO DR ROBERT LUSTIG SOBRE O AÇÚCAR.
QUANDO ESTE VÍDEO DESPONTOU NA INTERNET MEU LIVRO
JÁ ESTAVA PUBLICADO "O LIVRO NEGRO DO AÇÚCAR" NA INTERNET
E "AÇÚCAR O PERIGO DOCE" NAS LIVRARIAS. MAS NA PRÓXIMA EDIÇÃO
REVISTA DE MEU TRABALHO ELE SERÁ CONTEMPLADO. E MEU LIVRO
FICARÁ MELHORADO. PRESTEM ATENÇÃO EM SUAS PALAVRAS, TRATA-SE
DE UMA AUTORIDADE INTERNAIONAL.
Marcadores:
açúcar,
avc,
cardiovasculares,
cárie,
celulite,
colesterol,
diabetes,
dor de cabeça,
endometriose,
estrias,
gastrite,
obesidade,
pressão arterial,
rugas,
sugar
Assinar:
Postagens (Atom)